terça-feira, 20 de março de 2012

Cranberries are unlike any other fruit in the world

Fonte: Nutrição em Foco

Cranberries são cientificamente reconhecidos como fontes de antioxidantes potentes, especificamente a partir de uma subclasse de flavonóides chamados proantocianidinas (PACs), que são únicos e abundantes nesta frutinha. A proantocianidina é responsável pelo mecanismo antiaderência que impede que bactérias fiquem grudadas e se reproduzam no trato urinário, atuando na prevenção de infecções urinárias.
Além das propriedades antioxidantes, as proantocianidinas podem oferecer muitos outros benefícios à saúde, incluindo suporte cardiovascular e redução do risco de alguns tipos de câncer. Estudos indicam que o consumo de cranberries previne cálculos renais, pois a fruta provoca a acidificação da urina, o que previne a formação de substâncias alcalinas (fosfato de amônio e cálcio) e a deposição de minerais no trato urinário.



Nativa da América do Norte, é usada para fazer suco, molho e até lanche de frutas secas. Essas frutinhas possuem boas concentrações de fibras, vitamina C, vitamina K, vitamina A e ácido fólico, então adicioná-los a uma dieta equilibrada é uma maneira deliciosa, refrescante e nutritiva para atender as porções recomendadas de frutas diariamente.

Fonte: Google Imagens
No Brasil, é possível encontrar o fruto em mercados públicos de grandes cidades, como Curitiba ou São Paulo. O suco da fruta é comercializado em caixinhas de 1 litro e você encontra em supermercados por todo o Brasil. É recomendado o consumo de 1 copo de suco por dia, quantidade considera ideal para garantir seus efeitos benéficos.
Além de tudo isso, este fruto considerado um dos super alimentos da natureza, vem sendo pesquisado quanto a suas capacidades preventivas em tipos de infecções que envolvem o tecido hospedeiro de bactérias como o H. pylori, considerada uma das principais causas de úlceras gástricas.

Fontes de estudo: Cranberry Institute e Nutrição em Foco
Mídia internacional e Estudos: MedscapeResearchRediscover Cramberries e Anticoagulation Forum

2 comentários: