quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bisfenol A (BPA)

BPA

BPA causes obesity in children, new study shows

Tuesday, September 25, 2012 by: Jonathan Benson, staff writer
Learn more: http://www.naturalnews.com/037307_BPA_obesity_children.html#ixzz27Zzwq0rh 











Você sabe o que é isso?

Ao ler  essa notícia aqui , bem me lembrei que já queria ter falado sobre isso há muito tempo. Estive em um congresso recentemente, e um dos melhores assuntos foi esse. Algo que "eles" - digo órgãos ligados a liberação de utilização de substâncias na fabricação de acessórios, alimentos e tudo o que envolve nossa saúde - sabem que faz mal a saúde, e eles resolvem fazer...Cri cri cri cri...???? Porque? 
É uma substância muito utilizada na composição/fabricação dos plásticos e principalmente, potes plásticos (aqueles que usamos para armazenar alimentos).
Basicamente o que estudos trazem sobre os malefícios dessas substância partem do seu efeito estrogénico. Essa substância é chamada de Xenoestrógeno (pseudoestrógeno), por se comportar da mesma maneira que este hormônio em nosso organismo. O problema é que isso não é natural e gera vários problemas endócrinos, disfunções causadas pelo desequilíbrio hormonal, câncer -principalmente de mama e de próstata-, chegando até a ser um coadjuvante das causas da obesidade.

Essa substância já foi proibida em algúns países, como Canadá, Dinamarca, Costa Rica. Alguns estados Americanos (USA) também proibiram. No Brasil, as empresas que utilizam plásticos para a fabricação de produtos para bebês tem até o final do ano de 2012 para tirar todos os produtos que contenham BPA do alcance o consumidor.
No Brasil algumas empresas avisam quando não usam BPA, quantas vezes o plástico foi re-utilizado ou processado e ainda com símbolos indicando se era próprio para alimentos, congelador ou microondas. PORÉM embora esse esforço deles seja meio legal, o plástico como sabemos não é inerte, ou seja, ele se modifica facilmente com temperatura, lipídios, ácidos (...). Sabe quando você coloca aquele macarrão a bolonhesa no pote para comer no outro dia, e ao esquentar percebe que o pote ficou "colorido"? Então, isso significa que houve trocas de substâncias (plásticos e lipídios), e você está comendo um delicioso macarrão a bolonhesa requentado com partículas de plásticos que simplesmente fazem mal ao seu organismo, assim como o BPA.
E AGORA?????????
FICA A DICA: Não armazene alimentos em potes plásticos! Como sugestão, armazene em recipientes/potes de vidro. O vidro é inerte, e isso significa que ele não fará trocas de substâncias com o alimento acondicionado.


Abraços,


Nutricionista Djulye Annie Marquato
· Personal Diet
· Home Care (Atendimento Domiciliar)
· Consultoria Nutricional Empresarial
· Palestras (SIPAT, Escolas, Grupos)

Atendimento Clínico: Rua Armando Odebrecht, 70 Sala 909 no Centro Clínico Santa Catarina, Blumenau-SC.

Contato:
Celular: +55 47 9911-1117
djulyemarquato@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário